Por que Estudar HISTÓRIA?
Segundo Antonio Paulo Resende e Maria Thereza Didier a construção do saber histórico dá-se a partir do conhecimento do passado. Não de um passado tomado como algo morto, mas em permanente diálogo com o presente. Os tempos históricos se comunicam, e o historiador não deve perder de vista, na sua pesquisa e no seu relato, essa dinâmica.
A produção da cultura humana é resultado de relações sociais que se modificam, e a História, como ciência, faz o registro dessas modificações. Mas a História é também feita de prmanências. Não há mudanças que rompam definitivamente com o passado. O novo tem, sempre, conexões com o antigo, quando não é o próprio antigo que se reapresenta disfarçado em outras formas. Entender a História é analisar as relações sociais, localizá-las no tempo e no espaço e perceber que essa interpretação é fruto também de determinado tempo e espaço.
Por mais que a pesquisa histórica se aprofunde, o historiador não pode contar tudo o que aconteceu no passado, tampouco estabelecer sobre ele uma verdade inquestionável. Por exemplo, a maneira como hoje interpretamos os acontecimentos e as relações sociais de outros tempos está articulada com as dificuldades e indagações da atualidade. O trabalho do historiador é, sobretudo, interpretar o que aconteceu, tendo como ponto de partida sua concepção de história e sua pesquisa. Não existe, portanto, um relato histórico descomprometido, neutro; ele é sempre uma resposta às questões próprias do tempo do historiador e aos caminhos teóricos escolhidos por ele.
Os livros didáticos de História revelam concepções de um mundo, e buscam organizá-las e trazer reflexões para que os leitores conheçam melhor sua sociedade e seu cotidiano. Mas, se por um lado deve procurar sistematizar informações, por outro é preciso que provoque o debate, pois todos somos sujeitos da História; ela é uma construção coletiva, uma invenção humana, e ter consciência dos problemas que ela envolve nos ajuda a pensar em mudanças que possam superá-los.
Finalmente, como qualquer outro tipo de produção, as obras didáticas são expressões das realidades das quais se originaram. Portanto, a intenção e o "Por que Estudar HISTÓRIA" contribui para a formação de cidadãos críticos e atuantes, que se envolvam com o mundo onde vivem, sintam que a História é sua própria vida e que não há como fugir desse envolvimento. Nossas indagações, nossos questionamentos, nossa abordagem dos fatos expressam o mundo de hoje, mas de uma perspectiva de quem quer construir um outro futuro.
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