Artesanato na Feira de Caruaru. (Foto: Neylma Melo)
Quem deseja conhecer o coração do nordeste brasileiro não pode deixar de passear por aquela que é considerada a maior feira a céu aberto do mundo. Localizada na pequena e pacata cidade de Caruaru, a Feira de Caruaru ficou muito famosa por sua extensão e variedades de produtos. A feira possui aproximadamente dois quilômetros de extensão que percorrem as ruas da receptiva Caruaru. Neste percurso o publico tem a oportunidade de conhecer vários aspectos da cultura nordestina, se deparar com as mais diversas cores, texturas, cheiros e sabores, além da alegria acalorada que só o povo nordestino sabe proporcionar.
A história da cidade se confunde em varias etapas com a história da feira. Existe uma certa dúvida quanto ao surgimento da cidade. Há quem acredite que a cidade só pode existir graças ao surgimento da feira. Duzentos anos atrás, um grupo de colonos se reuniam em uma pequena capela fundada em uma fazenda utilizada como retiro de vaqueiros rumos ao litoral. Acredita-se que após as missas realizadas nessa pequena capela, denomina Capela da Nossa Senhora da Conceição, os camponeses vizinhos aproveitavam a situação para comercializar produtos entre si. Curiosamente nesta época o escambo era o sistema de troca mais utilizado. A facilidade era tamanha que aos poucos a feira foi ganhando proporções gigantescas, ao mesmo tempo em que a cidade foi se formando em seu entorno.
A Feira de Caruaru conta com diversos setores e é quase impossível sair dela de mãos abanando. Os produtos mais procurados pelos turistas são os artesanatos que retratam a cultura, a vida e os costumes do povo nordestino. No entanto podemos encontrar na feira setores que vendem frutas, verduras e legumes, outros que se dedicam apenas a ervas medicinais, além dos especializados em carnes e embutidos. Mas não é só de comida que a feira é feita, nela podemos encontrar diversos utensílios de cozinha e adereços para enfeitar o dia a dia.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário