terça-feira, 3 de abril de 2012

Big Brother Real

Escola municipal coloca câmeras em banheiros em São José dos Campos


     Uma escola municipal de São José dos Campos, no interior de São Paulo, instalou câmeras de monitoramento em várias partes da instituição, incluindo os banheiros masculino e feminino. A medida polêmica foi tomada para evitar a violência, mas está dividindo opiniões.
     No fim do ano passado, a direção da Escola Sebastiana Cobra, no Jardim das Indústrias, decidiu instalar câmeras para conter casos de violência, vandalismo, roubo e intimidação. Os pais foram convocados para uma reunião. Segundo a direção, 350 aprovaram a medida, e apenas seis foram contra.
     As câmeras foram colocadas em vários pontos do prédio, incluindo os banheiros feminino e masculino. É na sala da diretora, local de acesso restrito, que fica o monitor com as imagens. No banheiro feminino, a câmera só mostra os lavatórios.
     Mães que foram a favor do sistema de vigilância disseram que os problemas de indisciplina diminuíram e não acham que os filhos possam ficar constrangidos. "No banheiro não causa constrangimento porque ela é colocada de uma maneira que não expõe nenhum dos alunos que entram lá", disse Daniele Soares.
     Outras têm opiniões diferentes. "É um espaço onde a gente pode se sentir à vontade", reclama a estudante Amanda. A mãe dela, Katia Monteiro, fez uma reclamação. "Incomoda as crianças, a privacidade dela."
     A Secretaria de Educação disse que as câmeras não serão retiradas, porque os resultados do projeto mostram diminuição da violência na escola.
     Então pense duas vezes antes de fazer "algo" no banheiro. Dê sua opinião: o que você acha desta medida?

Um comentário:

Emilly Batista disse...

Em minha opinião afirmo que a idéia de colocar câmeras na “escola” é boa, pois tem certos lugares que pode invadir muito a privacidade dos alunos e é um pouco constrangedor saber que estar sendo filmado ao utilizar o banheiro da escola.
Não digo nada sobre as câmeras nos corredores, pátios, salas de aulas, etc...Mas nos banheiros isso é um absurdo.