terça-feira, 17 de julho de 2012

Foco, Disciplina e Determinação


     Muito se fala de mecanismos e fórmulas para alcançar um objetivo. Entretanto, quando a teoria não é posta em prática, os anseios podem se limitar. O ponto preponderante a todo cidadão na busca do sucesso – seja profissional ou pessoal – é traçar metas e encará-las para vencer sem remediar.

     O maior desafiante perante nossas ambições e vontades é a mente humana. Por isso, somos nós mesmos os nossos maiores concorrentes. Se empenharmos, prepararmos e explorarmos o cérebro a desenvolver com equilíbrio o que almejamos, notadamente, tornar-se-á uma tarefa mais fácil chegar ao objetivo. No que diz respeito aos desejos educacionais – leiam-se concursos, vestibulares concorridos etc. – esse é o caminho contundente a seguir. Sabemos, inclusive, que diversos aspectos são variáveis que podem interferir na empreitada. Como exemplo, o fator sócio-econômico, a origem educacional ou estrutura familiar. Todavia, diante das dificuldades que se revelam mentes brilhantes e atores importantes do cenário de uma sociedade. Ou seja, não há mais espaço para determinismo social como outrora. Pelo contrário, o espaço está aberto para todos, mas obviamente sendo mais fácil para alguns e mais difícil para outros.
Nenhuma barreira é intransponível. Pode tão somente ser uma tarefa difícil superá-la, mas que com foco e disciplina sua conquista será conseqüência. O sentimento de decepção que permeia àqueles que ainda não conseguiram ultrapassar determinado obstáculo, deve ser combustível para tentar, arriscar e teimar mais uma vez.
     Em suma, aplicar foco, disciplina e determinação para toda atividade que se proponha a desenvolver é alicerce e parâmetro fundamental para o caminho que se deseja trilhar. Portanto, sejamos insistentes e pertinentes aos nossos sonhos independentes de quão difícil possa parecer conquistá-los. Desse modo, estamos aptos a seguir mais a nossa intuição e menos a razão, já que essa na maioria das vezes nos referencia limites. Por fim, sigamos o que foi dito sabiamente por Raul Seixas: “… não diga que a vitória está perdida… tenha fé em Deus, tenha fé na vida… é de batalha que se vive a vida… Tente outra vez!”.
Fonte: twitter - @jornal_caruaru

Nenhum comentário: