quarta-feira, 8 de abril de 2020

SISTEMA FEUDAL

Feudalismo

O Feudalismo foi o sistema socioeconômico que prevaleceu na Idade Média, mas chegou a sobreviver em algumas regiões da Europa também na Idade Moderna.

feudalismo foi um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitou o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal vinculou-se a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

  • Ruralização da economia
economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhou caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano favoreceu um processo de ruralização das populações, que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu em razão das constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.
  • Novos tipos sociais: o senhor feudal e o servo
A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada como a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural em virtude das ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e da relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.
senhor feudal representava a classe nobiliárquica detentora de terras. Divididos por diferentes títulos, os nobres poderiam ser responsáveis desde a administração de um feudo até a cobrança de taxas ou a proteção militar de uma determinada propriedade. A autoridade exercida pelo senhor feudal, na prática, era superior à dos reis, que não tinham poder de interferência direta sobre as regras e imposições de um senhor feudal no interior de suas propriedades. Portanto, assinalamos o feudalismo como um modelo promotor de um poder político descentralizado.
  • O papel da Igreja
Ao mesmo tempo em que a economia e as relações sociopolíticas transformavam-se nesse período, não podemos nos esquecer da importância do papel da Igreja nesse contexto. O clero entrou em acordo com os reis e a nobreza com o intuito de expandir o ideário cristão. A conversão da classe nobiliárquica deu margens para que os clérigos interferissem nas questões políticas. Muitas vezes um rei ou um senhor feudal doava terras para a Igreja em sinal de sua devoção religiosa. Dessa forma, a Igreja também se tornou uma grande “senhora feudal”.
  • Renascimento comercial e urbano e a derrocada do feudalismo
No século X, o feudalismo atingiu o seu auge, tornando-se uma forma de organização vigente em boa parte do continente europeu. A partir do século seguinte, o aprimoramento das técnicas de produção agrícola e o crescimento populacional proporcionaram melhores condições para o reavivamento das atividades comerciais. Os centros urbanos voltaram a florescer e as populações saíram da estrutura hermética que marcou boa parte da Idade Média.

Iluminura medieval em que servos oferecem peças de um animal ao senhor feudal.
Iluminura medieval em que servos oferecem peças de um animal ao senhor feudal.


MAPA MENTAL: Feudalismo







Assistam aos documentários seguintes:
O primeiro documentário apresenta uma tapeçaria de acontecimentos políticos e sociais tecidos com muitos fios - religião, indústria, agricultura, demografia, governo, economia e arte.
Produzido por WGBH Boston. 1989. Versão brasileira: Hélicon. Televisionado pela TV Câmara, data imprecisa. Divulgação sem fins comerciais em baixa qualidade de programa tornado público via emissora de TV pública, sem detenção de qualquer direito ulterior.

Já esse segundo documentário tratará da formação do sistema feudal na Europa.



Produzido por Discovery na Escola.
Após a queda de Roma, a igreja cristã e os reis europeus encheram esse grande vazio de poder, brigaram nas cruzadas e enfrentaram a peste negra. O desenvolvimento das artes, a ciência e a filosofia na Itália deram início ao grande ressurgimento cultural em toda Europa.



Fontes: 
Livro: Boulos Júnior, Alfredo
História - Sociedade & Cidadania: 7º ano: ensino fundamental: anos finais / alfredo Boulos júnior - 4. ed. - São Paulo: FTD, 2018
Sites: brasilescola.uol.com.br/historia
          livro.pro/dzjgnj 
          livro.pro/y2txdh
          discoverynaescola.com

Adaptação: Prof. Luiz Carlos Penha

ATENÇÃO! Atividades exclusivas para o 7• ano D







Nenhum comentário: